segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O olhar sociológico .Desnaturalização e estranhamento da realidade.

Meus interlocutores desse post provavelmente são os alunos do 1° ano que  estão curiosos para saber que raio é esse de sociologia .Para parafrasear o pessoal do Pânico : O Que que é isso??????!!!!!!

A sociologia entrou recentemente como disciplina obrigatória no ensino médio no Brasil, porém passou um longo período de ostracismo do currículo da educação básica, seja por contextos de ditadura (no Estado Novo de Getúlio Vargas , ditadura militar ) , ou , por descaso com a educação mesmo e com a formação cidadã de vocês.

“O Projeto tramitou por quatro anos e em setembro de 2001 foi, finalmente, aprovado pelo Senado, tendo sido motivo de comemoração por nós, profissionais de Sociologia, em todo o país. No entanto, no dia oito de outubro (dia que marca o assassinato de Che Guevara na Bolívia), o Presidente Fernando Henrique Cardoso (que não acordou com o pé direito!) vetou integralmente a lei aprovada na Câmara por unanimidade e no Senado por 40 votos a 20. As razões colocadas para o veto foram que a inclusão das disciplinas no currículo implicaria na constituição de ônus para os Estados e o Distrito Federal, pressupondo a criação de cargos para a contratação de professores, e que não havia no país formação suficiente de tais profissionais para atender a demanda caso o projeto fosse sancionado.” .(retirado de :

http://www.espacoacademico.com.br/069/69honorato.htm )

O mais irônico é que o cara é sociólogo.O que que é isso?!!!!! Mas , enfim , a sociologia voltou como disciplina ( eba!!!) .Então vamos começar definindo “o que é o fazer sociológico?”.

-Sócio ( sociedade) , logia ( ciência ) = ciência da sociedade.-diz um aluno apressado na expectativa de terminar logo a aula expositiva e assim colocar os assuntos em dia com o colega do lado.

-Correto.Mas isso é apenas uma tautologia , não é uma explicação – responde indignada a professora , enquanto os outros alunos ficam boiando na maionese com o vocábulo estranho enfiado goela abaixo.

A sociologia faz parte de um grupo chamado de ciências sociais, da qual faz parte a antropologia (ciência que estuda a diversidade de culturas humanas) e a ciência política (que estuda as relações de poder, em especial as institucionalizadas).Além do diálogo com a ciências sociais , a sociologia também conversa com outras ciências tais como a história , a geografia , a demografia e etc.

A especificidade do “olhar sociológico” é o estranhamento da realidade social observada e a consequente desnaturalização dos fenômenos sociais .Um exemplo simples , um número grande de pessoas de classe baixa não conseguem “passar no vestibular” em áreas que lhe permitiriam uma maior ascensão social , mas porque isso acontece ? Um olhar de senso comum, que naturaliza a desigualdade, responderia que as coisas são assim mesmo, porque as crianças pobres não ligam pra estudar, fica o dia inteiro soltando pipa. O olhar sociológico estranharia essa realidade, tentando responder com mais afinco esta questão, buscando através de métodos científicos (observação participante ou etnografia, dados estatísticos , análise de fontes secundárias etc.) as causas sociais da desigualdade no acesso aos recursos educacionais, como , por exemplo , a falta de recursos financeiros para o custeio de “cursinhos” ou o pouco “capital cultural” dos pais como hipóteses possíveis.

Sendo a sociologia uma ciência, ela utiliza métodos e procedimentos objetivos para compreensão da realidade.Métodos e procedimentos objetivos , por definição ,universais, que todo cientista usa de modo que “experimento”possa ser refeito.Ou seja, “objetivo” se contrapõe a “subjetivo”, subjetivo significa sentimentos e opiniões particulares.Para fins desta objetividade temos que tratar os “fatos sociais” como coisas , já diria o Durkheim , Weber acrescenta que devemos desvencilhar dos juízos de valor de modo que até mesmo um cientista “Chinês” possa adotar ou refutar a explicação sociológica dada.Este cuidado metodológico oferece legitimidade a explicação científica.

“ Na esfera da ciências sociais uma demonstração científica , metodologicamente correta ,que pretende ter atingido seu objetivo , deve ser reconhecido por igual maneira por uma chinês”.Weber, M .Sobre a teoria das ciências sociais .São Paulo.Moraes, 1991.pg11.

Deste modo, objetivo se opõe a “senso comum”, enfim aquelas explicações da realidade que são superficiais e acríticas. Vejamos o vídeo da kika , personagem da TV cultura ,que bombardeada por uma resposta de senso comum , busca uma resposta objetiva para suas questões.E ainda a canção inconformista de Chico Buarque que inverte alguns provérbios populares , senso comum, mostrando uma visão mais crítica e complexa da vida.

Bom conselho.Chico Buarque.
Mude a

Resumo :

A sociologia é a ciência da sociedade .Certo?

Ciência lembra cientista , laboratório e experimento .Enfim , qualquer cientista independente da área , possui uma pergunta , elabora hipóteses e respostas por meio de um experimento , ou seja , métodos objetivos .

Métodos objetivos são procedimentos de estudo conhecidos e aceitos por toda a comunidade científica , e se um cientista duvidar da tese apresentada por outro ele pode refazer o experimento segundo esses mesmos métodos padronizados .

Podemos citar como métodos da análise social : a etnografia , a interpretação e obtenção de dados estatísticos e análise de qualquer fonte secundária que auxilie na busca de respostas .

Porém o laboratório do cientista social é muito mais complicado, porque é a sociedade, o lugar onde o cientista vive e provavelmente ele , como qualquer um , possui seus juízos de valores sobre o mundo que o cerca .

Mas , sabemos que ele tem que ser objetivo para que sua tese tenha validade cientifica ,portanto , é necessário ao sociólogo se apartar de seus juízos de valores particulares , subjetivos .

Percebemos então que o “olhar sociológico” oferece respostas mais complexas sobre a realidade social , porque o método cientifico exige que se pense muito para chegar a uma resposta válida .Portanto , o olhar sociológico busca superar o senso comum .

Senso comum são aquelas prenoções que temos sobre o mundo, mas que não significam que sejam verdadeiras, pois são elaborações superficiais, imediatistas e acríticas sobre o mundo .

Por fim , podemos dizer que o olhar sociológico busca superar o senso comum , desnaturalizando explicações simplistas ( sempre foi assim , é assim porque é , porque Deus quer,etc) , através da postura do estranhamento .

Estranhamento vem de estranhar ,ou seja , olhar o mundo que nos cerca e estranhar as respostas que as pessoas geralmente nos fornecem , desconfiando das explicações que dizem que isso é natural , verdadeiro e definitivo .O estranhamento é um grande “por quê?” sobre o mundo (por que isso ou aquilo acontece?).

Um comentário:

  1. gostei muito de saber sobre os varios conceitos sobre a sociologia, como funciona tudo, esta de parabens , um abraço "!!

    ResponderExcluir